PROFESSOR REFLEXIVO: UM CONTRIBUTO À EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Mirtes Ribeiro de Lira UPE - Campus Nazaré da Mata
  • Elisângela Campos Damasceno Sarmento IFPI - Campus Paulistana

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p439-453

Palavras-chave:

Professor reflexivo, Epistemologia da prática, Formação docente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o professor reflexivo como impulso à epistemologia da prática, com vistas a subsidiar a formação permanente dos professores, condição indispensável à conquista da qualidade do exercício profissional. O presente trabalho fundamenta-se, primordialmente, em Dewey (1960), Freire (1997), Schön (2000), Pimenta (2002) e Zapata (2004). A metodologia da pesquisa pauta-se em relatos de experiência docente, assentados numa revisão bibliográfica. Sendo assim, espera-se que os resultados obtidos possam evidenciar a relevância do professor reflexivo e da epistemologia da prática no contexto escolar, tendo em vista as contribuições à formação docente e à consequente melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Mirtes Ribeiro de Lira, UPE - Campus Nazaré da Mata

Professora Adjunta da UPE. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu dos Campi Nazaré da Mata e Petrolina.

Elisângela Campos Damasceno Sarmento, IFPI - Campus Paulistana

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - UPE - Campus Petrolina

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Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos