Condições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo

Autores

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello UFPE
  • Adriana Tenório Cordeiro UFPE
  • Cíntia Cavalcanti de Melo Teixeira UFPE

Resumo

Um novo tipo de relação, consolidado pelos meios de comunicação de massa, evidencia o poder expressivo que a técnica tem adquirido numa sociedade de consumo. Ao criticar a ideologia do capitalismo tardio e seu discurso fatalista, que convida o indivíduo a uma submissão acrítica, o presente ensaio considera uma pedagogia político-crítica nos moldes de Paulo Freire como forma de evidenciar os mecanismos sociais e culturais de poder. Considera-se que uma redefinição do papel dos cursos universitários na formação profissional contemporânea deve reconhecer o quadro geral do processo do mundo globalizado, porém, deve admitir que necessitam ser edificados a partir de um exame crítico de seus problemas e de suas contradições. A maior contribuição desta proposta consiste no estabelecimento do caráter construtivo-político da aprendizagem, tornando-se tal postura teórica e perspectiva fortes argumentos contra o instrucionismo e ênfase economicista-tecnicista ainda dominante na esfera educacional universitária.

Biografia do Autor

Sérgio Carvalho Benício de Mello, UFPE

P

Adriana Tenório Cordeiro, UFPE

Mestre em Administração pelo PROPAD/ Universidade Federal de Pernambuco Estrada do Arraial, 2405/ 1002. Tamarineira. Recife – PE - 52051- 380 – Brasil Tel: 81 3269-3612/ 81 9951- 0334

Cíntia Cavalcanti de Melo Teixeira, UFPE

Mestre em Administração pelo PROPAD/ Universidade Federal de Pernambuco Praça Domingos Giovanetti, 51/1101. Torre. Recife – PE - 50710- 440 – Brasil Tel: 81 3227-3147/ 81 9938- 4001

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Publicado

2009-03-23

Edição

Seção

Artigos