A identidade do educador sob a ótica de Anísio Teixeira e Paulo Freire
Palavras-chave:
Anísio Teixeira and Paulo Freire, Identity of the educator, Teacher training.Resumo
Este artigo procura discutir a identidade do educador sob a ótica de Anísio Teixeira e Paulo Freire, levando-se em conta suas trajetórias no campo educacional em diferentes momentos da história política do Brasil. Tal modelo formacional docente e sua respectiva identidade, estudadas pelos dois autores, só podem ser compreendidas no interior das transformações dos saberes e das competências educacionais, onde, muitas vezes, se ocultam estratégias políticas de um modelo docente flexível, globalizado, dinâmico e cada vez mais dependente do processo tecnológico. Ao se estabelecer a hegemonia da tecnologia informacional em ambientes formais de ensino, este educador pretensamente criativo e espetacularmente bombardeado por tantas informações, acaba por se despolitizar e alienar-se de seu próprio saber.Downloads
Publicado
2009-03-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.