A produção da diferença e da aprendizagem em sala de aula

Autores

  • Maria Eugênia Alves dos Santos Maia Rede Pública de Belo Horizonte
  • Anna Maria Salgueiro Caldeira PUC-MG
  • Sandra de Fátima Pereira Tosta PUC-MG

Palavras-chave:

Difference, Formative relationships, Learning.

Resumo

do conceito de diferença e analisar as implicações desse entendimento na relação professor- aluno e no processo de aprendizagem dos alunos. Partimos do princípio que a diferença e a aprendizagem são produzidas por meio de interações sociais e que essas, a priori, não são formativas. Para tanto, discutimos que a compreensão do conceito de diferença, construído a partir da vida cotidiana, necessita desvincular-se de sua visão cotidiana, pois, só então é possível aos professores compreender as ações empreendidas nas relações pessoais e/ou nas relações educativas. Apoiando-nos na diferença de percepção das duas professoras em relação a um mesmo aluno, selecionamos fragmentos de situações de interação na sala de aula pertinentes ao objeto de análise. Concluímos que as interações sociais formativas dependem de condições que as façam favoráveis a um processo saudável de produção da diferença e da aprendizagem. Para nós, categorias conceituais discriminatórias geram o conformismo e a passividade, enquanto categorias respeitosas e igualitárias geram o envolvimento, a flexibilização e o engajamento. São estas últimas, portanto, as mais desejáveis no processo de formação humana e no desenvolvimento dos indivíduos.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Alves dos Santos Maia, Rede Pública de Belo Horizonte

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Anna Maria Salgueiro Caldeira, PUC-MG

Doutora em Educação. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sandra de Fátima Pereira Tosta, PUC-MG

Doutora em Antropologia. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos