A concepção de educadores de crianças vitimizadas sobre inclusão escolar

Autores

  • Paulo Celso Pereira UFSCar
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams UFSCar

Palavras-chave:

Practices of inclusion, Domestic violence, Child victim of violence.

Resumo

A criança vítima de violência doméstica, dentre outras seqüelas, pode ter o seu rendimento escolar prejudicado. Há estudos que dizem que algumas dessas crianças precisariam de educação especial. Como parte de um estudo que caracterizou o desempenho escolar de crianças vitimizadas, suas professoras e as diretoras das escolas que freqüentavam foram convidadas a participar da pesquisa. O objetivo dessa participação foi investigar a concepção das educadoras sobre o movimento de inclusão escolar. Participaram 18 professoras e 10 diretoras que responderam, na própria escola, a uma entrevista semi-estruturada, versando sobre questões pertinentes ao objetivo do estudo. Os dados obtidos revelaram que as educadoras, em especial as professoras, têm um conhecimento superficial sobre inclusão escolar, bem como sobre a terminologia “necessidades educacionais especiais”, no entanto, todas foram unânimes em pleitear capacitação para atender alunos com necessidades educacionais especiais.

Biografia do Autor

Paulo Celso Pereira, UFSCar

D

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, UFSCar

Doutora em Psicologia Experimental, e pesquisadora do CNPq – Nível 2. Professora do Departamento de Psicologia - Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) - Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos