Uma reflexão acerca da problemática educacional que envolve o indígena com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Paula Edicléia França Bacaro UEM
  • Irizelda Martins de S. Silva UEM

Palavras-chave:

School Education, Indigenous population, Special educational needs.

Resumo

As discussões sobre a educação escolar indígena são um tanto quanto polêmicas, pois, para alguns estudiosos, trata-se de uma escola diferenciada e, para outros, uma escola que deve se adequar às diferenças. O assunto torna-se ainda mais complicado quando o indígena apresenta necessidades educacionais especiais. Nosso objetivo neste artigo é iniciar uma discussão sobre como os indígenas com necessidades educacionais especiais são acompanhados em todos os aspectos de sua educação e apresentar alguns impasses sobre esse tipo de atendimento. Para tanto, analisamos a Constituição Federal de 1988, as leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96 e o Estatuto do Índio, no que se refere à educação indígena e ao atendimento à pessoa com necessidades especiais. Por meio de entrevistas, procuramos evidenciar os problemas que os indígenas com necessidades educacionais especiais encontram em sua formação. A maior dificuldade enfrentada pelos indígenas é a falta de comunicabilidade devido a falta de profissionais bilíngües em escolas especializadas, como, também, nas escolas da rede regular de ensino.

Biografia do Autor

Paula Edicléia França Bacaro, UEM

M

Irizelda Martins de S. Silva, UEM

Doutora em Educação pela Unimep, e professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos