Educação geográfica e a consciência espacial cidadã

Autores

  • Valdir Nogueira Unerj
  • Sônia M. M. Carneiro UFPR

Palavras-chave:

Geographical education - citizen-spacial consciousness - 1st. grade school.

Resumo

O artigo afirma a finalidade da Geografia escolar hodierna, desde o nível fundamental, como formação da consciência espacial-cidadã, em vista de interações criteriosas dos sujeitos com e na Terra. A leitura de mundo e, pois, do espaço geográfico, põe-se em perspectiva sistêmico-complexa – tendo em conta as múltiplas relações das dinâmicas espaciais, enquanto construções sócio-histórico-culturais. Autores que vêm fazendo a crítica da educação geográfica na escola, como Callai, Cavalcanti, Kaercher, Pontuschka, Straforini e Vesentini, fundamentam novas posições de docentes e alunos frente ao conhecimento e aos processos de ensinar e aprender Geografia no século XXI. Segundo uma proposição básica de P. Freire, trata-se do desenvolvimento de uma consciência crítica para a transformação social, mediante a temporalização dos espaços geográficos e o fazer criativo da História.

Biografia do Autor

Valdir Nogueira, Unerj

D

Sônia M. M. Carneiro, UFPR

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos