Aprendizagem no ensino superior: reflexões sobre uma experiência lúdica na área de Estatística

Autores

  • Leo Lynce Valle de Lacerda Univali
  • Cassia Ferri Univali

Palavras-chave:

Higher Education, Learning, Teaching statistics.

Resumo

Compreender como os alunos universitários aprendem e, mais especifi camente, observar e intervir nesse processo durante as aulas da disciplina de Estatística em um curso de graduação foi o objetivo deste estudo. As difi culdades que os alunos demonstravam no desenvolvimento das aulas de Estatística, seja pela falta de compreensão de sua aplicação, seja pelo nível de abstração que exige, instigaram a busca de possibilidades para compreender e intervir no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho expõe uma atividade lúdica realizada para compreender o modo como os alunos se apropriam dos conhecimentos estatísticos e que situações de aprendizagem signifi cativas possibilitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Salienta-se que situações que buscam regularidades nos fenômenos e processos implicados nas tarefas formulam estratégias para a busca do conhecimento, estimulam a socialização de hipóteses e possibilidades com os demais interlocutores têm maior responsabilidade e criticidade sobre o próprio processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Leo Lynce Valle de Lacerda, Univali

O

Cassia Ferri, Univali

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora de Currículo no Curso de Graduação de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos