CONEXÕES ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO E O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE DO ENADE
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p509-528Palavras-chave:
Projeto Pedagógico de Curso de Graduação, Questionário do Estudante do ENADE, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.Resumo
O artigo aborda a relação entre o Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e o Questionário do Estudante do ENADE apreendendo as conexões existentes. Tem como objeto o estudo do processo da avaliação que se apresenta por meio do ENADE, quando se utiliza do insumo Questionário do Estudante para obter respostas sobre a qualidade dos cursos superior. O objetivo foi verificar como as respostas do Questionário do Estudante validam o que é proposto no Projeto Pedagógico do Curso, cujas orientações estão no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. A análise buscou informações com base na documentação existente (leis, relatórios, decretos, notas técnicas e artigos). Os meios para obtenção das informações foram a pesquisa documental e bibliográfica. A análise consentiu perceber como o Ministério da Educação tem trabalhado para tornar os indicadores de qualidade da educação superior complementares entre si e que o Questionário do Estudante testifica o que deve ser percebido pelos estudantes ao longo do curso de graduação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.