CONEXÕES ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO E O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE DO ENADE

Autores

  • Andrea Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes
  • Everton Gonçalves Avila Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p509-528

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico de Curso de Graduação, Questionário do Estudante do ENADE, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Resumo

O artigo aborda a relação entre o Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e o Questionário do Estudante do ENADE apreendendo as conexões existentes. Tem como objeto o estudo do processo da avaliação que se apresenta por meio do ENADE, quando se utiliza do insumo Questionário do Estudante para obter respostas sobre a qualidade dos cursos superior. O objetivo foi verificar como as respostas do Questionário do Estudante validam o que é proposto no Projeto Pedagógico do Curso, cujas orientações estão no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. A análise buscou informações com base na documentação existente (leis, relatórios, decretos, notas técnicas e artigos). Os meios para obtenção das informações foram a pesquisa documental e bibliográfica. A análise consentiu perceber como o Ministério da Educação tem trabalhado para tornar os indicadores de qualidade da educação superior complementares entre si e que o Questionário do Estudante testifica o que deve ser percebido pelos estudantes ao longo do curso de graduação. 

Biografia do Autor

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação (GETIC - UNIT). E-mail: andreaknunes@gmail.com

Everton Gonçalves Avila, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação (GETIC – UNIT). E-mail: everton.vila12@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos