[04] NOVAS METODOLOGIAS PARA LECIONAR MATEMÁTICA
Resumo
[FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA]
Este artigo objetiva proporcionar reflexões sobre a importância do professor no processo educacional, destacando vários perfis de educadores que compõem o sistema de ensino e, também, suas práticas crítico-reflexivas. Não há como negar que á formação do professor tem se tornado um tema em frequente discussão, ainda que existam outras áreas que provocam discussões não somente no âmbito educacional, mas também se insere nos discursos sociológicos, curriculares, formativos, psicológicos, políticos, dentre outros, uma vez que a ação educativa está vinculada a ele e nada pode ser feito sem o mesmo. Embora alguns considerem o aluno, ou a metodologia, ou o contexto, dentre outros, como centro do processo educativo, tudo só se efetiva a partir da prática desenvolvida pelo professor. Levando-se em consideração que ao processo interferem não somente, a competência, mas também o perfil, a personalidade e a metodologia utilizada na sala de aula, pois nesse espaço se deixam transparecer a filosofia de vida do educador, com a qual o aluno convive e é influenciado. Por fim, a reflexão leva a crer que a prática docente está diretamente relacionada com a formação integral do ser e que tal condição está para além da transmissão de saberes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
REDIVI - EAD ISSN nº 2318-9290
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo e/ou Comunicação Acadêmica, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, eu ____________________________________________________________________________ RG nº___________________CPF nº_____________________, autorizo a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto intitulado_________________________________________________________________________________________________________________________________________ para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Conselho Editorial da REDIVI - EAD REVISTA de DIVULGAÇÃO inTERDISCIPLINAR, uma publicação do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, mantida pela Fundação UNIVALI – Itajaí.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de minha autoria, responsabilizando-me, portanto, pela originalidade e concedendo ao Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, para fins de divulgação, plenos direitos para escolha do conselho editorial, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reitero ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo ilimitado em mídia interativa a contar de sua assinatura, podendo o Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí realizar edições que promovam a difusão dos artigos e/ou comunicações acadêmicas, socializando os saberes da docência, como função do profissional da Educação na área das Licenciaturas.
Itajaí/SC, ________ de ___________________________ de ___________.
Assinatura
____________________________________________
autor (a)