[04] NOVAS METODOLOGIAS PARA LECIONAR MATEMÁTICA

Autores

  • Heloisa Helena Leal Gonçalves Universidade do Vale do Itajaí Nucleo das Licenciaturas
  • Mariani Romais Bolzan

Resumo

[FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA]

Este artigo objetiva proporcionar reflexões sobre a importância do professor no processo educacional, destacando vários perfis de educadores que compõem o sistema de ensino e, também, suas práticas crítico-reflexivas. Não há como negar que á formação do professor tem se tornado um tema em frequente discussão, ainda que existam outras áreas que provocam discussões não somente no âmbito educacional, mas também se insere nos discursos sociológicos, curriculares, formativos, psicológicos, políticos, dentre outros, uma vez que a ação educativa está vinculada a ele e nada pode ser feito sem o mesmo. Embora alguns considerem o aluno, ou a metodologia, ou o contexto, dentre outros, como centro do processo educativo, tudo só se efetiva a partir da prática desenvolvida pelo professor. Levando-se em consideração que ao processo interferem não somente, a competência, mas também o perfil, a personalidade e a metodologia utilizada na sala de aula, pois nesse espaço se deixam transparecer a filosofia de vida do educador, com a qual o aluno convive e é influenciado. Por fim, a reflexão leva a crer que a prática docente está diretamente relacionada com a formação integral do ser e que tal condição está para além da transmissão de saberes.

Downloads

Publicado

2017-10-06