[14] QUAL A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA USADA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL?
Resumo
[CURSO: ARTES VISUAIS]
O presente artigo tem a finalidade de apresentar reflexões sobre o Ensino da Arte na Educação Infantil, a partir de práticas pedagógicas realizadas no Centro Educacional Municipal Clarinda Maria Gaya, no município de Navegantes/SC. O objetivo geral consistiu em oportunizar crianças com faixa etária entre cinco e seis anos, sujeitos da pesquisa, o contato com diferentes experiências sensoriais e corporais, tendo como objetivos específicos explorar as linguagens das Artes Visuais, através de seus movimentos, sensações e percepções. Proporcionar diferentes linguagens corporais com a utilização dos filmes (curtas metragens) do Artista Charles Chaplin, assim como identificar diferentes expressões, fazendo com que as crianças pudessem reconhecer seu próprio corpo e os corpos de seus pares. Além disso, possibilitou a participação em experiências envolvendo o raciocínio lógico e a percepção de diversos eventos visuais, fazendo-os representar as diferentes expressões perceptivas, cognitivas e emocionais por meio de desenhos. A metodologia aplicada se deu por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, na qual se aplicou um plano de intervenção intitulado “O corpo fala: expressão e arte por meio da linguagem corporal”. Permitindo assim, uma maior compreensão acerca do ensino das artes visuais como prática pedagógica significativa na educação infantil, contribuindo para a formação integral dos sujeitos envolvidos, partindo de suas expressões artísticas e corporais, assim como provocando reflexões aos educadores e responsáveis pela promoção do ensino na educação infantil.
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REDIVI - EAD ISSN nº 2318-9290
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