[37] BRINCADEIRAS, INTERAÇÕES E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana de Freitas Universidade do Vale do Itajaí Nucleo das Licenciaturas
  • Vanessa Tavares
  • Denésia Cristina da Silva

Resumo

[CURSO: PEDAGOGIA]

O artigo apresenta as análises formuladas numa atividade de pesquisa realizada no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia EAD da UNIVALI de Balneário Camboriú, Santa Catarina, o qual foi desenvolvido numa instituição de Educação Infantil da rede municipal de ensino. O objetivo do artigo é analisar a docência no contexto da Educação Infantil, visando a interrelação entre os pressupostos teóricos e metodológicos que constituem a docência nessa etapa da Educação Básica. A metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa, sendo utilizados instrumentos e técnicas para coleta de dados como protocolos de observação, observação participante, elaboração de planos de ação, análise documental, registro em diário de campo e registro fotográfico. O estágio na Educação Infantil proporcionou um contato maior com a realidade estudada, pois oportunizou vivenciar a rotina das crianças, qualificar esses momentos e compreender o que é ser professor nessa primeira etapa da Educação Básica, dando visibilidade às habilidades e competências necessárias para o exercício da docência. Entende-se que as brincadeiras e as interações são os alicerces da educação na infância e que o professor é o mediador desse processo.

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Publicado

2017-10-06