Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO
APRESENTAÇÃO DA REVISTA
A Turismo: Visão e Ação (TVA) é um periódico científico interdisciplinar vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria – Mestrado e Doutorado, da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, especializado no conhecimento do Turismo, de publicação no sistema de fluxo contínuo, de circulação nacional e alcance internacional. Atualmente está classificado, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como A3 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.
O público-alvo é composto, principalmente, de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e graduação em Turismo e áreas afins; como também por consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas que atuam nessas áreas.
O acesso ao conteúdo publicado é aberto e não são cobradas taxas de submissão, avaliação e de publicação. Nesse sentido encorajamos a submissão de manuscritos, no formato de Artigo Científico, Teórico ou Teórico-empírico, nacionais ou internacionais, que abordem temas relevantes, com perspectivas provocadoras e inovadoras para o desenvolvimento científico do Turismo e áreas afins, como hotelaria, gastronomia, hospitalidade, lazer, eventos e outras, cujo conteúdo tenha notória profundidade analítica e consistência teórico metodológica, e reflita o estado da arte da produção do conhecimento na área.
Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês e Espanhol, e serão publicados em sua língua original. A submissão deve ser realizada na forma eletrônica no do Periódico (link submissão). Com o objetivo de evitar endogenia, bem como fomentar o número de temas e autoria, a TVA adota como política publicar um artigo por autor/coautor por ano.
É pré-requisito da Turismo: Visão e Ação que o artigo submetido seja inédito, ou seja, não tenha sido publicado (ou esteja em processo de avaliação) em nenhum outro periódico, nacional ou internacional, bem como e anais de eventos, capítulo de livros de qualquer natureza ou, sequer, disponibilizado em plataformas de mídias sociais diversas. Os artigos publicados pela TVA terão identificador DOI.
Reforçamos, a TVA não cobra taxas de qualquer natureza: acesso, submissão, avaliação, editoração, publicação e afins.
Consulte as Diretrizes para Autores e utilize o nosso Template para submissão, faça o download no (link Template).
MISSÃO
Nossa missão é “Interconectar as pessoas interessadas através da transversalidade da pesquisa científica na área do conhecimento do Turismo”.
Com esse objetivo trabalhamos para incentivar as discussões e a disseminação do conhecimento e técnicas aplicadas ao turismo e áreas afins, auxiliando estudantes, pesquisadores, gestores, governantes e outras pessoas interessadas a desvendarem a complexidade e tipicidade do turismo.
CONFLITO DE INTERESSE
Autores: Os autores devem declarar ao editor (disponível na página de submissão), de forma explícita e individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, não financeiro, etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc, quando for o caso, no momento da submissão do artigo e/ou durante o processo de avaliação.
Revisores ad hoc: Ao aceitar o manuscrito para avaliação, revisor deve pronunciar-se quanto ao conflito de interesse diretamente no página do periódico. No caso de identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Editor Geral e/ou Editores Associados encaminharão o manuscrito à outro revisor ad hoc.
PLÁGIO
Os artigos submetidos no periódico serão verificados, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, conforme recomendado pela universidade, antes do processo de revisão pelos pares.
PLATAFORMAS
A TVA solicita aos autores que, após a publicação, divulguem seus artigos nas plataformas:
Academia.edu – https://www.academia.edu/
Mendeley – https://www.mendeley.com/
ResearchGate – https://researchgate.net/
Google Acadêmico – https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR
Conformidade com a Ciência Aberta
A TVA está comprometida com os princípios da Ciência Aberta, que promovem a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Seguindo essas diretrizes, a TVA adota diversas práticas, incluindo acesso aberto, diretrizes para editores, e utiliza redes sociais para divulgar trabalhos publicados. Além disso, exige uma clara identificação do papel de cada autor em artigos com múltipla autoria, incentivando o compartilhamento de conjuntos de dados, instrumentos, scripts de análise estatística e materiais adicionais em repositórios abertos, quando não podem ser incluídos diretamente no artigo.
Como resultado, os artigos que descrevem pesquisas devem informar e referenciar a disponibilidade dos recursos subjacentes ao estudo e aos resultados obtidos. A TVA também encoraja, quando for o caso, a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, permitindo discussões abertas antes da publicação final. Nesse caso, os autores devem informar ao editor, no ato da submissão, qual a plataforma utilizada e a situação. O artigo receberá o mesmo tratamento no processo de avaliação às cegas pelos pares.
Além disso, a contribuição dos editores de seção é reconhecida nos artigos publicados, e os revisores recebem documentação sobre seu trabalho, podendo registrar suas atividades em plataformas certificadas, como a plataforma Lattes. Essas práticas refletem o compromisso da TVA com os princípios da Ciência Aberta.
POLÍTICAS DE OBEDIÊNCIA E PROMOÇÃO DA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
A TVA adota as políticas de obediência e promoção da ética na comunicação científica estabelecidas pela San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA) e pelo Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica da SciElo. Consideramos boas práticas:
Para editores
Práticas de autoria responsável e descrição clara da contribuição de cada autor na construção do artigo.
Adoção de política de acesso aberto.
Para pareceristas ad hoc
Priorização da imparcialidade, integridade e confidencialidade na sua avaliação, realizando críticas construtivas e obedecendo o prazo combinado com o periódico.
Para autores
Respeito do ineditismo do trabalho, não submetendo pesquisas que já estejam e processo de avaliação em outro periódico e/ou outras plataformas de redes sociais.
Citação de todas as obras primárias utilizadas na construção da pesquisa em vez de revisões, a fim de dar crédito onde o crédito é devido.
Preprints
A TVA incentiva, quando apropriado, a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados. Nesse caso, os autores devem informar ao editor, no ato da submissão, qual a plataforma utilizada e a situação do artigo. O artigo receberá o mesmo tratamento no processo de avaliação pelos pares.
Acesse o código de ética (link) da Turismo: Visão e Ação, que deve ser de conhecimento dos autores, que, ao submeterem seus artigos, concordam com os termos dispostos.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
A TVA conta com um corpo editorial permanente e avaliadores ad hoc. Tanto os membros do corpo editorial quanto os avaliadores ad hoc são pesquisadores reconhecidos pela comunidade acadêmica. O processo de avaliação das submissões consiste das etapas:
1) Avaliação Desk Review realizada pelo Editor Geral e Assistentes de Editoração
Esse processo visa identificar se o artigo atende aos requisitos de foco e escopo da revista e se os resultados atingem o nível de significância relevante para a pesquisa em turismo e hotelaria. Em seguida, o artigo será verificado num detector de plágio, para confirmação do ineditismo, sendo que, para ser aceito, o artigo não pode ter mais do que 3% de coincidências.
Esse processo ocorre em no máximo 20 dias, sendo que o(s) autor(es) serão informados, por e-mail, se o artigo: a) irá para a etapa seguinte de avaliação; b) ajustes devem ser realizados e uma nova submissão deverá ser feita; c) não há interesse de publicação para a revista.
2) Etapa de avaliação Double-blind Review
Nesta etapa, o artigo será encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores do quadro da TVA, sem a identificação de autoria (Double-blind review process), que avaliarão o material conforme formulário específico disponível no sistema. O retorno da avaliação é via sistema, sendo solicitado um prazo médio de 45 dias. Em caso de pareceres contraditórios, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador.
No caso de análise pelo terceiro avaliador, caberá aos Editores a definição final sobre a publicação.
Os autores poderão acompanhar o processo de avaliação na área de submissão, na página da revista.
3) Decisão editorial
Após o recebimento das avaliações pelos editores, uma decisão será tomada: a) Aceitar. b) Correções obrigatórias; c) Submeter uma nova rodada; ou d) Rejeitar.
(a) Se a decisão for Aceitar, os autores serão comunicados e encaminhadas as orientações para ajustes, melhorias de conteúdo e/ou forma, revisão gramatical e ortográficas, se necessárias.
(b) Se for Correções Obrigatórias e nova rodada, será encaminhado para os autores um e-mail com as orientações dos avaliadores para as devidas correções e ajustes, que deverão ser atendidas no prazo estabelecido. As correções devem estar destacadas no texto e este ser postado no sistema como Documento Suplementar, na primeira submissão.
No caso de uma nova rodada, o artigo será encaminhado para uma nova avaliação por dois avaliadores, podendo ser os mesmos que realizaram a primeira avaliação.
Se após as verificações for constatada a realização das recomendações pelos avaliadores, o artigo será Aceito, procedendo-se conforme o item (a).
(c) Se for Rejeitar, os autores serão informados, via e-mail, com uma síntese das avaliações, destacando os pontos críticos que levaram à decisão. Neste caso, se for de interesse de ambas as partes, os autores poderão, após as adequações recomendadas, realizarem uma nova submissão.
4) Aprovação para publicação
Somente após avaliação das melhorias de conteúdo, solicitadas pela TVA, o artigo será aprovado para publicação.
Neste caso, será encaminhada a Ficha de Autor, para ser preenchida com os dados pessoais e profissionais do(s) autor(es), sendo: nome completo, titulação, instituição, faculdade e departamento, cidade, estado, país, e-mail, ORCID e mini-currículo. Bem como a indicação da participação individual na construção do artigo.
Uma versão final traduzida em Inglês ou Espanhol será solicitada (versão final com ofício comprovando credenciais do tradutor), sob encargo do(s) autor(es). Esta versão é opcional, caso o autor desejar a publicação na outra língua.
PERIODICIDADE
A TVA a partir de janeiro de 2024 terá publicação no sistema de fluxo contínuo, sendo um volume anual, mantendo numeração sequencial dos volumes já publicados, e os artigos serão publicados continuamente no ano em curso, no mínimo de 27 artigos anuais.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A TVA oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que, disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
ARQUIVAMENTO E PRESERVAÇÃO
Uma cópia da TVA é sistematicamente arquivada pela PKP Preservation Network.