GESTÃO EM AGÊNCIAS DE ECOTURISMO E SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Bely Clemente Camacho Pires

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v1n2.p45-70

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Turismo, Ecoturismo, Administração de Empresas, Gestão Ambiental

Resumo

O ecoturismo surge como forma de conservar o meio ambiente e como resposta à necessidade de mudança do padrão de desenvolvimento econômico para desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, ressalta-se o papel das agências de ecoturismo, responsáveis pelo desloca-mento do turista de um meio urbano para um meio geralmente rural, cujos atrativos turísticos são ecossistemas ou manifestações culturais sujeitos a impactos negativos. Estas organizações deveriam obedecer a uma série de princípios de sustentabilidade que, uma vez incorporados ao seu processo gerencial, possibilitariam a existência de visitações pouco impactantes. Contudo, fatores como falta de informação, serviço inadequado de fornecedores, difícil diálogo com o governo e gerenciamento pouco estruturado dificultam essa situação.

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Como Citar

Pires, B. C. C. (1998). GESTÃO EM AGÊNCIAS DE ECOTURISMO E SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE. Turismo: Visão E Ação, 1(2), 45–70. https://doi.org/10.14210/rtva.v1n2.p45-70

Edição

Seção

Artigos