A mensuração de personalidade turística e sua aplicação na prática dos agentes de marketing turístico institucional e social no Brasil

Autores

  • Marcelo da Silva Schuster
  • Valéria da Veiga Dias

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p352-372

Palavras-chave:

personalidade de destino, turismo, experiência, pré-compra, marca.

Resumo

Diante da potencialidade turística do Brasil a questão de pesquisa deste estudo é verificar quais traços de personalidade, existentes nas escalas de mensuração de personalidade turística, estão presentes na descrição de destinos turísticos brasileiros. Com isso, objetiva-se comparar o que foi estabelecido na literatura e a aplicação dos mesmos para comunicação com o consumidor de turismo no Brasil. Para isso foram estabelecidas três esferas de investigação: i) institucional; ii) comercial; e iii) social. A metodologia incluiu um levantamento a partir de bases de dados internacionais para elencar os instrumentos de mensuração existentes e os traços de personalidade utilizados. Na sequência foi realizada uma seleção de cidades a serem investigadas por meio do ranking da Trip Advisor em 2017. A análise dos dados pesquisados se deu por meio de análise de conteúdo e uso do software WebQda para organização e classificação dos dados. Os resultados apontam para a importância da personalidade de destino como uma ferramenta de divulgação/promoção dos destinos turísticos. Contudo, essa ainda é subutilizada no Brasil. Além disso, nota-se ambiguidades entre os traços encontrados e as dimensões das escalas de personalidade de destino internacionais. Apontando para a necessidade de novos estudos sobre o tema.

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Schuster, M. da S., & Dias, V. da V. (2019). A mensuração de personalidade turística e sua aplicação na prática dos agentes de marketing turístico institucional e social no Brasil. Turismo: Visão E Ação, 21(3), 352–372. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p352-372