Hospitalidade, experiências e emoções

Autores

  • Carlos Alberto Alves
  • Roseane Barcellos Marques
  • Claudio José Stefanini
  • Vania de Souza Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p373-398

Palavras-chave:

Hospitalidade, Experiência, Emoções, Satisfação, Intenção comportamental.

Resumo

Devido à importância que a hospitalidade possui dentro do turismo, criar uma verdadeira experiência de hospitalidade para os consumidores pode aumentar a satisfação do hóspede e o desempenho dos negócios em turismo, portanto o objetivo principal desta pesquisa é o de investigar e confirmar o papel da hospitalidade enquanto teoria e sua relação com a experiência do hóspede, suas emoções, sua satisfação e sua intenção comportamental. Como a finalidade da pesquisa é o de investigar e confirmar as relações entre hospitalidade, experiências, emoções, satisfação e intenção comportamentais, um estudo quantitativo com uso de técnicas multivariadas de dados foi realizado com uso de modelagem de equações estruturais e um levantamento com 308 hóspedes de hotéis foi conduzido. Os resultados mostraram que o entendimento da hospitalidade nas atividades comerciais não é inóspita por natureza e é mais do que um encontro de serviço porque possui seus próprios rituais sociais é um fator importante para a experiência e as emoções dos hóspedes. Como consequência desse resultado é possível observar que um hóspede tende a possuir uma intenção comportamental mais favorável à organização quando percebe e experimenta hospitalidade por parte do hotel.

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Alves, C. A., Marques, R. B., Stefanini, C. J., & Nascimento, V. de S. (2019). Hospitalidade, experiências e emoções. Turismo: Visão E Ação, 21(3), 373–398. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p373-398