Eficácia promocional no planejamento e gastos de viagens entre homens e mulheres visitantes do Estado de Sergipe

Autores

  • Jackson de Souza
  • Luiz Mendes Filho

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p423-446

Palavras-chave:

Promoção de destinos, Eficácia promocional, Viagem.

Resumo

O presente estudo centrou-se na avaliação da eficácia da promoção turística do estado de Sergipe, através de um comparativo entre os gêneros masculino e feminino. Para tanto, foi utilizado um dos modelos mais recentes referente a eficácia da promoção turística: o Destination Advertising Response (DAR) Model. Esta pesquisa foi difundida por Stienmetz, Maxcy e Fesenmaier (2015) com a finalidade de analisar dados sobre a eficácia de campanhas promocionais através do planejamento de viagem e gastos realizados pelos visitantes em seis facetas: passagens, hospedagem, atrativos, refeições, eventos e compras. Foram coletados 384 questionários e por meio de estatísticas descritivas foi possível traçar o perfil sociodemográfico e aspectos relacionados ao planejamento de viagem dos respondentes. Com o uso do teste de comparação de médias para amostras independentes, e as análises de regressão múltipla, foi possível identificar que, de modo geral, a promoção turística empreendida tem sido mais eficaz para o público masculino. Homens e mulheres, em geral, demonstraram possuir características bastante semelhantes, destacando-se o fato de que as mulheres são mais influenciadas pela promoção do destino, mesmo tendo um valor médio de gasto total inferior ao do público masculino.

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Souza, J. de, & Mendes Filho, L. (2019). Eficácia promocional no planejamento e gastos de viagens entre homens e mulheres visitantes do Estado de Sergipe. Turismo: Visão E Ação, 21(3), 423–446. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p423-446