Precificação dinâmica e percepção de justiça em preços: um estudo sobre o uso do aplicativo Uber em viagens
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p239-264Palavras-chave:
precificação dinâmica, percepção de justiça em preços, comportamento do turista, economia comportamental no turismo.Resumo
A precificação dinâmica é considerada um método eficiente na gestão de preços e tem sido adotada por hotéis e companhias aéreas há décadas. Mais recentemente, o aplicativo de mobilidade urbana Uber, presente em mais de 600 países, introduziu a precificação dinâmica em tempo real que busca ajustar a oferta à demanda pelo serviço. Embora a literatura destaque os benefícios dos preços dinâmicos, economistas comportamentais argumentam que essas variações de preços podem ser consideradas injustas. Assim, os objetivos desse estudo são: examinar como consumidores e turistas julgam a justiça dos preços praticados pela Uber; investigar as percepções relacionadas à precificação dinâmica e à supressão da informação sobre o multiplicador da tarifa na solicitação do serviço; e examinar quais são os comportamentos derivados de julgamentos de injustiça dos preços. Trata-se de uma abordagem qualitativa e exploratória cujo método é o grupo focal. Os principais resultados indicam que o julgamento dos preços varia com o contexto e com a avalições dos benefícios do serviço; que a precificação dinâmica é considerada aceitável, mas que, em certas condições, pode desencadear sentimentos de injustiça e emoções negativas em uma parcela considerável de consumidores; e que turistas adotam estratégias comportamentais para minimizar a incerteza dos preços dinâmicos.Downloads
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Publicado
2019-11-05
Como Citar
Santos, F. A. do N., Mayer, V. F., & Marques, O. R. B. (2019). Precificação dinâmica e percepção de justiça em preços: um estudo sobre o uso do aplicativo Uber em viagens. Turismo: Visão E Ação, 21(3), 239–264. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p239-264
Edição
Seção
Artigos