Etiqueta: Dois modelos analisados do ponto de vista da hospitalidade

Autores

  • Luiz Octávio de Lima Camargo

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v22n1.p46-66

Resumo

O objetivo desta comunicação é mostrar que a noção de etiqueta, analisada sob a ótica da hospitalidade, remete a dois modelos de contato interpessoal: um baseado na expressão identitária, que é o ser/estar-bem junto com outras pessoas, valorizando a expressão genuína da própria hospitalidade, e outro, aqui chamado de distinção social, o seu contrário, que valoriza o parecer, o distinguir-se para mostrar-se acima dos outros. Para tanto, efetua um estudo comparativo da concepção de etiqueta expressa em dois livros – Snobérrimo, de Marcelino de Carvalho e Na sala com Danuza, de Danuza Leão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com recurso à técnica de análise de conteúdo, entendida com uma técnica de investigação para a descrição objetiva, sistemática, tanto qualitativa como quantitativa do conteúdo de qualquer forma de comunicação. As categorias escolhidas são os tempos da hospitalidade humana – receber e ser recebido, hospedar e ser hospedado, alimentar e ser alimentado, entreter e ser entretido (Camargo, 2004), que se cruzam com expressões extraídas dos textos, denotando expressão identitária ou distinção social.

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Publicado

2020-05-21

Como Citar

Camargo, L. O. de L. (2020). Etiqueta: Dois modelos analisados do ponto de vista da hospitalidade. Turismo: Visão E Ação, 22(1), 46–66. https://doi.org/10.14210/rtva.v22n1.p46-66

Edição

Seção

Artigos