As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade

Autores

  • Paula Dutra Leão de Menezes
  • Célia Regina Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v22n3.p533-551

Palavras-chave:

Representações sociais, Bacharel em turismo, Formação profissional

Resumo

Este trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

de Menezes, P. D. L., & Teixeira, C. R. (2020). As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade. Turismo: Visão E Ação, 22(3), 533–551. https://doi.org/10.14210/rtva.v22n3.p533-551