A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES RECREATIVAS E EDUCATIVAS DAS TRILHAS DO JARDIM BOTÂNICO BENJAMIM MARANHÃO (JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRASIL)‏

Autores

  • Suênia Cibelle Costa de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Alberto Kioharu Nishida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n2.p166-185

Palavras-chave:

Atividades recreativas, Trilhas interpretativas, Planejamento.

Resumo

O turismo tem o ambiente natural como um importante recurso de desenvolvimento, já que a natureza é um dos principais elementos motivadores das viagens de lazer; e como forma de amenizar as agressões do cotidiano urbano, uma grande parcela das viagens de férias e fins de semana passaram a ter como destino o meio natural. O Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), em João Pessoa, localizado numa área de aproximadamente 343 ha. de Mata Atlântica, recebe visitantes que realizam diversas atividades em contato com a natureza. Os principais recursos utilizados para realização dessas atividades são as trilhas, que possuem características diferenciadas e permitem ao visitante entrar em contato direto com o ambiente natural. Visto que a relação turismo-meio ambiente é incontestável e que cada vez mais um número maior de pessoas busca a natureza e seus elementos, no presente trabalho elaborou-se um programa interpretativo para as trilhas do JBBM, atendendo aos diferentes tipos de público que o local possui. Foram identificados os principais recursos para o desenvolvimento da atividade na área e através do método de valoração de pontos interpretativos foi elaborado o roteiro para três percursos do local. Os roteiros elaborados contemplam questões sobre os aspectos ambientais, históricos e culturais do JBBM e foram idealizados levando em consideração as características dos visitantes espontâneos (turistas) e dos visitantes de grupos agendados que vão até o local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suênia Cibelle Costa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba, com Habilitação em Planejamento Turístico. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba.

Alberto Kioharu Nishida, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1975); Especilaização em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (1983); Mestrado em Curso de Pós Graduação Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Professor adjunto do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2011-06-22

Como Citar

Oliveira, S. C. C. de, & Nishida, A. K. (2011). A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES RECREATIVAS E EDUCATIVAS DAS TRILHAS DO JARDIM BOTÂNICO BENJAMIM MARANHÃO (JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRASIL)‏. Turismo: Visão E Ação, 13(2), 166–185. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n2.p166-185

Edição

Seção

Artigos