ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p35-51Palavras-chave:
Empreendedorismo, Ensino Superior, Cursos de Graduação em Turismo.Resumo
Entre os maiores desafios do governo brasileiro está a geração de emprego e renda. Estudos mostram que o empreendedorismo serve como base para acelerar a economia, em países em desenvolvimento. Assim, se entende que na formação acadêmica de cursos superiores deveriam constar conhecimentos sobre o empreendedorismo. Nesta perspectiva, se inclui a formação superior em turismo. Por meio de pesquisa exploratória, com método qualitativo, foi estudado o ensino do empreendedorismo em cursos de graduação em turismo, no estado de Santa Catarina. Coordenadores e professores que ministram disciplinas nesses cursos foram os respondentes. Os objetivos buscaram analisar as disciplinas quanto às ementas, conhecer o entendimento dos coordenadores e professores sobre a inclusão do enfoque do empreendedorismo na formação de turismólogos, e as tendências dos cursos de turismo. Os resultados apontam que dos 27 cursos estudados, 7 oferecem disciplinas de empreendedorismo. As ementas se voltam para o Empreendedorismo, de forma geral, e para o Plano de Negócios. Os coordenadores e professores entendem como importante o enfoque do empreendedorismo na construção de habilidades e competências desses acadêmicos como um diferencial competitivo para inclusão no mercado de trabalho. Entre as tendências dos cursos superiores de turismo revela-se a inclusão do empreendedorismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-04-08
Como Citar
Ferreira, A. M., Silveira, A., & Carvalho, L. C. de. (2011). ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. Turismo: Visão E Ação, 13(1), 35–51. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p35-51
Edição
Seção
Artigos