ANÁLISE DA IMAGEM DO BRASIL POR MEIO DO ANHOLT NATION BRANDING INDEX

Autores

  • Fabiana Gondim Mariutti Universidade de São Paulo
  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p067-081

Palavras-chave:

País de origem. Marca-país. Marca Brasil

Resumo

O turismo está em plena expansão no mercado mundial, com um crescimento acelerado previsto para esta nova década. Relacionado a tal fato, o Brasil se posiciona com representatividade pouco explorada comercialmente no cenário turístico internacional. A consideração da marca-país, como sendo a percepção da imagem e as associações da marca de uma nação - vista pelos estrangeiros, está freqüentemente presente, seja no panorama político, econômico, social, acadêmico, na moda, no esporte, no cinema e, finalmente no turismo. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do Brasil a partir do Anholt Nation Branding Index, servindo como um importante subsídio na avaliação da marca Brasil no exterior. A metodologia utilizada foi descritiva e quantitativa, por meio de análise de dados secundários, baseada na pontuação das seis dimensões consideradas pelo Index: Pessoas; Produtos; Governo; Turismo; Cultura; Imigração e Investimento. Após tabular a pontuação destas dimensões dadas pelos quatro países Japão, China, Estados Unidos da América e Reino Unido sobre a imagem do Brasil, chegou-se à descoberta que Produtos e Governo obtiveram a maior pontuação, seguido de Pessoas, Imigração e Investimento e Turismo. A mais baixa pontuação em comum para todos os países foi a Cultura. Conclui-se, adicionalmente, que a dimensão do Index Turismo, enquanto variável para avaliação da imagem do Brasil, precisa ser trabalhada a partir da marca Brasil e sua respectiva construção e comunicação no mercado internacional para melhorar sua exposição e prospectar turistas.

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Biografia do Autor

Fabiana Gondim Mariutti, Universidade de São Paulo

FEA RP USP Marketing Internacional Pesquisa: Identidade e Imagem da Marca Brasil

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Administração da FEA-RP/USP.

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Publicado

2012-03-22

Como Citar

Mariutti, F. G., & Giraldi, J. de M. E. (2012). ANÁLISE DA IMAGEM DO BRASIL POR MEIO DO ANHOLT NATION BRANDING INDEX. Turismo: Visão E Ação, 14(1), 067–081. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p067-081

Edição

Seção

Artigos