ANÁLISE DO MODELO DE PRESERVAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: USO SOCIAL E USO TURÍSTICO

Autores

  • Karoliny Diniz Carvalho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Maria de Lourdes Netto Simões Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v14n2.p196-213

Palavras-chave:

Patrimônio cultural urbano. Revitalização. Turismo. Comunidade local.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o modelo de preservação do patrimônio cultural do Centro Histórico de São Luís, Maranhão, destacando-se os reflexos das políticas de patrimonialização e da apropriação turística deste espaço urbano no cotidiano dos moradores. O trabalho possui como norte teórico a noção de centro histórico como lugar antropológico (AUGÉ, 1994) e produto social (SANTOS, 1996), buscando o entendimento das relações entre as políticas de preservação (LEITE 2004) e o turismo cultural (VINUESA, 2004), considerando-os vetores de novas relações e territorialidades mediante a transformação dos centros antigos em locais de consumo turístico-cultural. As reflexões propostas foram resultantes de pesquisa bibliográfica e documental, e da realização de entrevistas junto à comunidade localizada na área de abrangência da pesquisa. Tornou-se possível compreender que as ações públicas de preservação patrimonial apresentam-se de forma desarticulada, com ausência de participação popular, ocasionando o surgimento de conflitos, envolvendo o uso social e o uso turístico do patrimônio. O estudo aponta para a necessidade da implantação de um modelo horizontal de preservação que atenda aos anseios e às expectativas da comunidade, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoliny Diniz Carvalho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz ( UESC). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão ( UFMA)

Maria de Lourdes Netto Simões, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC

Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Coordena o Grupo de Pesquisa Identidade Cultural e Expressões Regionais- ICER, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Downloads

Publicado

2012-10-02

Como Citar

Carvalho, K. D., & Simões, M. de L. N. (2012). ANÁLISE DO MODELO DE PRESERVAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: USO SOCIAL E USO TURÍSTICO. Turismo: Visão E Ação, 14(2), 196–213. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n2.p196-213

Edição

Seção

Artigos