FATORES INFLUÊNCIADORES DA SATISFAÇÃO E FIDELIDADE AO DESTINO TURÍSTICO PIPA/RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DO INSTRUMENTO SERVQUAL ADAPTADO

Autores

  • Márcio Marreiro das Chagas Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Pamela Medeiros Brandão Universidade Federal do Bahia (UFBA)
  • Sérgio Marques Júnior UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p082-098

Palavras-chave:

Qualidade. Satisfação. Fidelidade. SERVQUAL

Resumo

O estudo objetivou analisar os fatores influenciadores da Satisfação e Fidelidade ao destino turístico da praia da Pipa/RN, como também examinar as dimensões da Qualidade percebida pelo turista, a partir de uma adaptação do instrumento SERVQUAL, de acordo com aporte teórico do SERVPERF. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva com relação aos objetivos, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A amostra foi probabilística, sendo o sujeito escolhido de modo aleatório simples com o total de 305 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, observou-se que quatro são as dimensões da qualidade percebida, a saber: Competência, Cordialidade e Segurança; Infra-Estrutura Geral e Turística; Preços e Atendimento e Informações. Além disso, concluiu-se que todas as dimensões exercem influência na Satisfação Global do Turista, sendo as duas primeiras as mais importantes. Já para a Fidelização atingiram destaque a Satisfação Global do Turista, a Competência, Cordialidade e Segurança e o Atendimento e Informações.

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Biografia do Autor

Márcio Marreiro das Chagas, Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor (Temporário) do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DETUR-UFRN), Natal/RN, Brasil. Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN (PPGA-UFRN), Natal/RN, Brasil. Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN), Natal/RN, Brasil. Bacharel em Turismo pela UFRN. Tem experiência nas áreas de Consultoria em Turismo, Lazer e Recreação e Organização de Eventos Científicos. Interesse de pesquisas nas áreas de Comportamento do Consumidor No Turismo (Imagem de Destinos, Processos Decisórios, Qualidade, Satisfação e Fidelidade), Pesquisas de Marketing, Empreendedorismo e Inovação e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s).

Pamela Medeiros Brandão, Universidade Federal do Bahia (UFBA)

Doutorando em Administração pela UFBA. Bacharel e Mestre em Turismo pela UFRN.

Sérgio Marques Júnior, UFRN

Engenheiro Agrônomo. Mestre em Agronomia pela ESALQ/USP. Doutor em Agronomia pela UNESP. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando no Programa de Pós-graduação em Turismo. Atua na Área de Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos e Gestão Ambiental.

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Publicado

2012-03-22

Como Citar

das Chagas, M. M., Brandão, P. M., & Marques Júnior, S. (2012). FATORES INFLUÊNCIADORES DA SATISFAÇÃO E FIDELIDADE AO DESTINO TURÍSTICO PIPA/RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DO INSTRUMENTO SERVQUAL ADAPTADO. Turismo: Visão E Ação, 14(1), 082–098. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p082-098

Edição

Seção

Artigos