Turismo no Brasil: a estratégia de expansão espacial e seus problemas

Autores

  • Marcus Alban

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v8n2.p301-308

Resumo

Ainda que de maneira não totalmente explícita, a evolução do turismo no Brasil, desde meados dos anos 1990, tem se pautado por uma estratégia de forte expansão espacial consorciada a implantação de inúmeros resorts. Partindo de um breve histórico da evolução do setor no país, o presente artigo analisa as razões e o problemático desempenho dessa estratégia. O argumento norteador da análise é o de que essa estratégia baseia-se num pressuposto bastante discutível: o de que o turismo é uma vocação natural do Brasil, o que permitiria um desenvolvimento rápido e fácil do setor. As conclusões da análise demonstram a fragilidade desse pressuposto, explicitando a necessidade de políticas públicas mais elaboradas para o efetivo desenvolvimento do setor no país. Palavras Chave: turismo no brasil; estratégia turística; expansão espacial; resorts.

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Como Citar

Alban, M. (2006). Turismo no Brasil: a estratégia de expansão espacial e seus problemas. Turismo: Visão E Ação, 8(2), 301–308. https://doi.org/10.14210/rtva.v8n2.p301-308

Edição

Seção

Comunicações - Eventos, Resenhas e Resumos