CULTURA ORGANIZACIONAL E QUALIDADE DOS SERVIÇOS TURÍSTICOS: UM ESTUDO EM RESTAURANTES DE NATAL/RN

Autores

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Universidade de São Paulo
  • Carlos Alberto Freire Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Benny Kramer Costa Universidade de São Paulo e Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n2.p230-247

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Qualidade. Serviços Turísticos.

Resumo

No setor de turismo a cultura organizacional e a qualidade dos serviços possuem uma relação intrínseca, mediada pelas atitudes e comportamentos dos funcionários. De um lado, a cultura organizacional é percebida como determinante do comportamento humano dentro das organizações. De outro, entende-se que a qualidade dos serviços é altamente dependente das atitudes dos funcionários. Nesse contexto, o presente trabalho visa a descrever as características e peculiaridades da relação entre cultura organizacional e qualidade dos serviços turísticos, especificamente no setor de restaurantes. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e correlacional, com uma abordagem quali-quantitativa, em 37 restaurantes localizados nas áreas que compõem o corredor turístico de Natal. Para coletar os dados quantitativos da pesquisa, utilizaram-se o Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006) e o instrumento SERVPERF de mensuração da qualidade dos serviços, de Cronin e Taylor (1992). Os dados qualitativos foram coletados por meio de um roteiro de entrevista sobre cultura da qualidade. Os resultados sugerem que, das culturas teorizadas por Cameron e Quinn (2006), as Culturas Clã e Inovativa estão associadas a melhores níveis de qualidade dos serviços que as Culturas Mercado e Hierárquica. As relações identificadas neste estudo são consistentes com os resultados encontrados em outros trabalhos e as informações aqui postas servem de base para que os gestores de empreendimentos do setor de restaurantes consigam atingir a excelência de seus serviços, satisfazendo seus clientes e contribuindo para a manutenção da atividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilianne Michelle Trindade da Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, e Contabilidade - Área de Gestão de Pessoas

Carlos Alberto Freire Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Doutor do Departamento de Ciências Administrativas - Área de Comportamento Organizacional

Benny Kramer Costa, Universidade de São Paulo e Universidade Nove de Julho

Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), na Área de Turismo / Professor do Departamento de Administração (UNINOVE)

Downloads

Publicado

2010-06-22

Como Citar

Silva, L. M. T. da, Medeiros, C. A. F., & Costa, B. K. (2010). CULTURA ORGANIZACIONAL E QUALIDADE DOS SERVIÇOS TURÍSTICOS: UM ESTUDO EM RESTAURANTES DE NATAL/RN. Turismo: Visão E Ação, 12(2), 230–247. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n2.p230-247

Edição

Seção

Artigos