Competências de Empreendedores Hoteleiros: um estudo a partir da metodologia da história oral

Autores

  • Simone Ghisi Feuerschütte Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Christiane Kleinübing Godoi Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v10n1.p39%20-%2055

Resumo

A pesquisa partiu de reflexões teóricas que preconizam uma visão dinâmica do fenômeno do empreendedorismo e percebem o indivíduo empreendedor no centro do processo. Sob a perspectiva dinâmica da competência, da competência como resultado da ação do profissional, o objetivo do estudo foi analisar a configuração das competências empreendedoras do setor hoteleiro a partir da reconstrução histórica de experiências de trabalho e da atuação dos sujeitos à frente do empreendimento. A estratégia da investigação qualitativa foi a história oral, mediada por entrevistas realizadas com empreendedores do setor hoteleiro. A configuração das competências e dos saberes mobilizados para sua expressão foi estruturada segundo a definição de três categorias analíticas, as competências quanto às características pessoais do empreendedor, as competências relativas à gestão do empreendimento e as competências relacionadas ao empreendimento e seu contexto. A identificação e a definição das competências construídas nas narrativas da história de vida demonstraram a vinculação entre os construtos competência do empreendedor e oportunidades empreendedoras, mediados pelo surgimento dos eventos críticos ou situações complexas enfrentadas pelos sujeitos. Palavras-chave: Setor hoteleiro - Indivíduo empreendedor - Competências empreendedoras.

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Publicado

2008-07-30

Como Citar

Feuerschütte, S. G., & Godoi, C. K. (2008). Competências de Empreendedores Hoteleiros: um estudo a partir da metodologia da história oral. Turismo: Visão E Ação, 10(1), 39–55. https://doi.org/10.14210/rtva.v10n1.p39 - 55

Edição

Seção

Artigos