Participação sociopolítica no planejamento turístico

Autores

  • Lindemberg Medeiros de Araújo Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v8n1.p153-164

Resumo

Este artigo levanta questões relacionadas ao envolvimento de atores sociais, isto é, governo, iniciativa privada, organizações não-governamentais e comunidades no planejamento turístico. O conceito de participação é abordado com ênfase no seu conteúdo político. São discutidas as implicações dos valores e ideologias presentes no planejamento turístico, uma discussão que apesar da sua importância está virtualmente ausente da literatura sobre o planejamento turístico no Brasil. Em seguida, realiza-se uma análise teórica sobre os modelos conceituais relativos aos vários tipos de participação possíveis e das suas prováveis implicações em situações empíricas. Palavras-chave: Turismo, Planejamento Turístico, Participação e Desenvolvimento.

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Como Citar

Araújo, L. M. de. (2006). Participação sociopolítica no planejamento turístico. Turismo: Visão E Ação, 8(1), 153–164. https://doi.org/10.14210/rtva.v8n1.p153-164

Edição

Seção

Comunicações - Eventos, Resenhas e Resumos