ATITUDE EMPREENDEDORA NO SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO EM PEQUENOS E GRANDES HOTÉIS NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Maria Angelica Pedrosa UNB
  • Eda Castro Lucas de Souza UnB

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v11n3.p358-374

Palavras-chave:

empreendedorismo, empreendedor, atitude empreendedora, hotelaria

Resumo

O presente texto tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa, do tipo descritiva correlacional, que teve por objetivo identificar a atitude empreendedora de gerentes de pequenos e grandes hotéis do setor hoteleiro do Distrito Federal, além de validar o Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora – IMAE. Os conceitos empreendedorismo e atitude empreendedora constituem o marco teórico deste trabalho. Metodologicamente foi utilizada técnica de survey, em uma amostra de 153 gerentes de 109 hotéis (35 grandes e 74 pequenos) e coletados dados pela escala, IMAE, de Souza e Lopez Jr (2005), modificada em estudos posteriores pelos autores. Os resultados principais mostram que a percepção dos respondentes confirma características de atitude empreendedora, indicadas pela teoria. Na percepção dos pesquisados, tanto os gerentes dos pequenos, quanto dos grandes hotéis, possuem alta atitude empreendedora, sendo destacada a dimensão Realização, ou seja, disposição, capacidade e inclinação para tomar iniciativas, aceitar desafios, objetivar e atingir padrões excelentes de qualidade, produtividade, crescimento e rentabilidade. Gerentes dos pequenos hotéis planejam, inovam e fazem mais sacrifícios pessoais que gerentes dos grandes hotéis que, em contrapartida, aceitam mais desafios que os pequenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-10

Como Citar

Pedrosa, M. A., & Souza, E. C. L. de. (2009). ATITUDE EMPREENDEDORA NO SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO EM PEQUENOS E GRANDES HOTÉIS NO DISTRITO FEDERAL. Turismo: Visão E Ação, 11(3), 358–374. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n3.p358-374

Edição

Seção

Artigos