METODOLOGIA DA PEGADA ECOLÓGICA PARA AVALIAR O TURISMO SUSTENTÁVEL: UMA APLICAÇÃO AO CASO DA REGIÃO AUTÔNOMA DOS AÇORES (PORTUGAL)

Autores

  • Itamar Cordeiro Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco
  • Nathália Körössy Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Maria do Rosário Partidário Universidade Técnica de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n3.p236-257

Palavras-chave:

TTurismo, Sustentabilidade do Turismo, Pegada Ecológica, Região Autônoma dos Açores.

Resumo

Turismo sustentável tornou-se uma palavra-chave no debate sobre desenvolvimento turístico ecologicamente integrado. Há algum tempo, surgiram várias propostas para avaliar as consequências ambientais do turismo (como a Avaliação de Impacto Ambiental – AIA) ou para entender quais os níveis de mudança que poderiam ser toleráveis (como o conceito de Capacidade de Carga – CC e o de Limites Aceitáveis de Câmbio – LAC). Entretanto a AIA, CC e LAC enfocam as mudanças que ocorrem em nível local, ignorando as consequências globais da viagem. À luz disso, no presente artigo busca-se discutir o Método da Pegada Ecológica do Turismo como uma ferramenta útil para avaliar a sustentabilidade de um destino turístico. Para cumprir com tal objetivo, escolheu-se a Região Autônoma dos Açores como local de estudo. Por um lado, os resultados encontrados identifi caram uma Pegada Ecológica de 2,6166 gha/ cap, apontando para uma situação insustentável nos Açores. Por outro lado, verifi cou-se que o Método da Pegada Ecológica não é a melhor alternativa para avaliar a sustentabilidade do turismo, ao contrário do que defendem alguns autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Cordeiro, Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco

Analista da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH); Mestre em Geografia (UFPE); Mestre em Ordenamento do Território (Universidade Nova de Lisboa).

Nathália Körössy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco; Mestre em Geografia (Universidade de Lisboa); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (UFPE)

Maria do Rosário Partidário, Universidade Técnica de Lisboa

Docente do Instituo Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa) Doutora em Avaliação Ambiental Estratégica

Downloads

Publicado

2010-11-19

Como Citar

Cordeiro, I., Körössy, N., & Partidário, M. do R. (2010). METODOLOGIA DA PEGADA ECOLÓGICA PARA AVALIAR O TURISMO SUSTENTÁVEL: UMA APLICAÇÃO AO CASO DA REGIÃO AUTÔNOMA DOS AÇORES (PORTUGAL). Turismo: Visão E Ação, 12(3), 236–257. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n3.p236-257

Edição

Seção

Artigos