Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico

Autores

  • Maguil Marsilio UCS
  • Silvio Luiz Gonçalves Vianna UCS

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v16n2.p450-476

Resumo

As agências de viagens e turismo são empresas distribuidoras dos produtos turísticos. A internet está inserida de maneira significativa no cotidiano destas empresas e mudou totalmente a forma de atuação nos negócios. Em razão disto, o objetivo deste artigo é visualizar no âmbito acadêmico qual a quantidade e a diversidade de pesquisas existentes sobre esse o tema ligado às agências de viagens e turismo e o impacto da internet. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, com um corte longitudinal, nas bases de dados internacionais: SAGE, EMERALD e SCIENCE DIRECT e na principal base de dados nacional, que é a dos Periódicos CAPES, no período de 1999 a 2013. Os resultados apontam para a predominância de publicações estrangeiras, poucos artigos (28) com relação direta ao tema, a inexistência de uma tendência que defina os autores principais sobre o tema e a concentração das publicações em um dos periódicos da área que abrange mais de 50% (cinquenta por cento) dos artigos considerados na pesquisa. Palavras-chave: Turismo. Agências de Viagem. Internet. Estudo Bibliométrico.

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Publicado

2015-06-09

Como Citar

Marsilio, M., & Vianna, S. L. G. (2015). Agências de Viagens e Turismo e o Impacto da Internet: um Estudo Bibliométrico. Turismo: Visão E Ação, 16(2), 450–476. https://doi.org/10.14210/rtva.v16n2.p450-476

Edição

Seção

Artigos