O jornalismo cultural e as influências de fatores econômicos em Portugal

Autores

  • Celiana Azevedo Universidade Nova de Lisboa - UNL

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n01.p%25p

Palavras-chave:

Jornalismo, Cultura, Crise

Resumo

Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma profunda análise em um dos principais jornais portugueses: Diário de Notícias. Esse estudo abordou as primeiras páginas do DN nos anos 2000 e 2010 com o objetivo é identificar qual foi o impacto das mudanças no modelo de jornalismo cultural em Portugal durante a primeira década do século XXI e a forma como jornalismo cultural evoluiu nesse período de tempo. Nossa intenção é ajudar a contar a história social do Jornalismo Cultural levando em consideração as mudanças nos media, na economia e no ambiente social português. Concluímos que a Cultura no DN sofreu grandes modificações, mas esteve presente na primeira página juntamente com outras temáticas de destaque.

Biografia do Autor

Celiana Azevedo, Universidade Nova de Lisboa - UNL

Jornalista e investigadora, faz doutorado em Ciências da Comunicação - Estudo dos Media e do Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa. É membro das unidades de investigação científica Centro de Investigação Media e Jornalismo - CIMJ e do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa - CESNOVA. Atualmente participa no projeto de investigação Cultura na Primeira Página financiado pela FCT.

Downloads

Publicado

2014-07-08

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA