Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v13n01.p%25pPalavras-chave:
Cinema, Estudos de adaptação, Superman, Adaptação, Historias em quadrinhos e cinema.Resumo
A intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros.
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