Superman como produto midiático: abordagens históricas e tendências contemporâneas do diálogo intertextual entre cinema e graphic novels na transposição fímica Man of Steel (2013)

Autores

  • Rita de Cássia Alves Souza Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n01.p%25p

Palavras-chave:

Cinema, Estudos de adaptação, Superman, Adaptação, Historias em quadrinhos e cinema.

Resumo

A intensificação no lançamento de produções fílmicas adaptadas de Graphic Novels torna o diálogo intermidiático entre Cinema e História em Quadrinhos bem mais atraente. Este trabalho faz uma análise dos processos criativos de adaptação entre a HQs e o suporte fílmico, refletindo sobre a atualização da personagem do Superman, de modo a estimular a curiosidade pela matéria como produto midiático, objetivando assim, contribuir para um melhor entendimento da relação intermidiática entre Cinema e Histórias em Quadrinhos. Para tanto, utilizam-se os conceitos teóricos de Humberto Eco e Robert Stam, assim como dos pesquisadores Denise Guimarães, Arlindo Machado, Will Eisner, entre outros.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Alves Souza, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Uniandrade, graduada em Desenho pela Faculdade de Belas Artes do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA