Inversão dos papéis? a encenação de identidades e gêneros na campanha “Mulheres Evoluídas” da Bombril

Autores

  • Tiago Barcelos Pereira Salgado Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (UFMG). Pesquisador associado do núcleo de estudos sobre Publicidade, Mídia e Consumo (GrisPub/UFMG).

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n01.p%25p

Palavras-chave:

Bombril, Gêneros, Publicidade

Resumo

O artigo busca compreender como se dá a encenação midiática de identidades  e gêneros na campanha publicitária impressa “Mulheres Evoluídas” para a marca Bombril e em que medida essa encenação se diferencia das campanhas impressas anteriores. Recorremos às formulações teóricas e metodológicas de Jean-Claude Soulages (1996, 2004, 2009) para problematizarmos e analisarmos as peças publicitárias da campanha, procurando perceber os papeís atribuídos às mulheres e aos homens.

Biografia do Autor

Tiago Barcelos Pereira Salgado, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (UFMG). Pesquisador associado do núcleo de estudos sobre Publicidade, Mídia e Consumo (GrisPub/UFMG).

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (UFMG). Pesquisador associado do núcleo de estudos sobre Publicidade, Mídia e Consumo (GrisPub/UFMG).

Downloads

Publicado

2014-07-08

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA