Sites de Rede Social e Economia da Atenção: Circulação e Consumo de Informações no Facebook e no Twitter

Autores

  • Gabriela da Silva Zago Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Lúcia Migowski da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n01.p%25p

Palavras-chave:

Circulação de informações, economia da atenção, sites de rede social

Resumo

Este trabalho discute a circulação e o consumo de conteúdos nos sites de rede social em um cenário de abundância de informações. Inúmeras mensagens, provenientes de diversos atores, disputam a atenção – recurso intrinsecamente escasso – dos interagentes. Para explorar essa situação, aplicaram-se questionários com usuários do Facebook e do Twitter. A partir das respostas dos usuários, percebeu-se que nem tudo o que circula é de fato consumido, podendo ir da circulação à recirculação sem antes passar pelo consumo.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Zago, Universidade Federal de Pelotas

Professora dos cursos de Design da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutoranda e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela UCPel e em Direito pela UFPel.

Ana Lúcia Migowski da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada no Curso de Comunicação Social - Habilitação Comunicação Digital pela Unisinos.

Downloads

Publicado

2014-07-08