O uso das redes sociais no jornalismo radiofônico: considerações a partir da análise das rádios Gaúcha e CBN

Autores

  • Mirian Redin de Quadros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palavras-chave:

Radiojornalismo, Redes Sociais Digitais, Pesquisa empírica.

Resumo

O artigo discute a relação das redes sociais digitais com o radiojornalismo com base nos resultados de um estudo empírico realizado junto a duas emissoras de caráter informativo. Fundamentado em um percurso metodológico constituído de análise de conteúdos sonoros e digitais, consulta a documentos e entrevistas em profundidade, o trabalho pontua como estas plataformas de comunicação estão sendo empregadas nas práticas jornalísticas, principalmente como fontes, espaços de reverberação, filtros de informação e ferramentas de interação. Ao final, indica a aplicação institucional das redes sociais principalmente como canais para difusão de informações e reverberação de conteúdos. O uso como fonte é mais percebido entre os profissionais, enquanto a relação com os ouvintes, apesar de amplamente promovida, limita as interações apenas a ações reativas, sem configurar uma relação dialógica entre audiência e emissora. 

Biografia do Autor

Mirian Redin de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Comunicação Midiática pela  Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2016-02-12

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA