O uso das redes sociais no jornalismo radiofônico: considerações a partir da análise das rádios Gaúcha e CBN
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25pPalabras clave:
Radiojornalismo, Redes Sociais Digitais, Pesquisa empírica.Resumen
O artigo discute a relação das redes sociais digitais com o radiojornalismo com base nos resultados de um estudo empírico realizado junto a duas emissoras de caráter informativo. Fundamentado em um percurso metodológico constituído de análise de conteúdos sonoros e digitais, consulta a documentos e entrevistas em profundidade, o trabalho pontua como estas plataformas de comunicação estão sendo empregadas nas práticas jornalísticas, principalmente como fontes, espaços de reverberação, filtros de informação e ferramentas de interação. Ao final, indica a aplicação institucional das redes sociais principalmente como canais para difusão de informações e reverberação de conteúdos. O uso como fonte é mais percebido entre os profissionais, enquanto a relação com os ouvintes, apesar de amplamente promovida, limita as interações apenas a ações reativas, sem configurar uma relação dialógica entre audiência e emissora.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.