Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação

Autores

  • Laan Mendes de Barros Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Mariana Ferreira Lopes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palavras-chave:

Educomunicação, Mediações, Estética da recepção

Resumo

Com o objetivo de fomentar os debates sobre o universo da comunicação e o público infanto-juvenil, o presente artigo analisa a contribuição dos estudos de recepção e seus desdobramentos em torno da teoria das mediações no panorama epistemológico educomunicativo. As discussões propostas perpassam por um alargamento das leituras tradicionais da área, tais como a Midiatização, Experiência Estética e Estética da Recepção, assim como por abordagens mais tradicionais como o mapa de mediações de Jesús Martín-Barbero e as Mediações Múltiplas de Guillermo Orozco Gómez. Agrega, ainda, leituras sobre interdiscursividade e produção e reconhecimento de Eliseo Verón. Busca-se, assim, contribuir para a evolução e legitimação do campo da educomunicação.

Biografia do Autor

Laan Mendes de Barros, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Université Stendhal Grenoble 3. Docente da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FAAC-UNESP, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação em Comunicação.

Mariana Ferreira Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Professora do curso de Jornalismo da Universidade Norte do Paraná e do curso de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária da Universidade Estadual de Londrina - PR

Downloads

Publicado

2016-02-12

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA