Memória, cultura pop e processos de hibridização: bishoujo e cosplay como narrativas midiáticas articuladas ao consumo
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v15n02.p%25pPalavras-chave:
Consumo, Bishoujo, CosplayResumo
O presente artigo está baseado na teoria semiótica da cultura de Tártu-Moscou e nos estudos sobre o consumo para analisar a produção sígnica das estátuas e dioramas bishoujo, sob a ótica do campo da Comunicação, do Consumo e da Memória no contexto atual, considerando a hibridização das culturas pop Ocidental e Oriental, com destaque para a cultura pop japonesa, que, por sua vez, propiciou o surgimento do estilo híbrido conhecido como bishoujo. O bishoujo tem contribuído para a recodificação da cena cosplay e dos aspectos da semiosfera criada pela emergência desta cena, compreendendo-a como prática cultural, de significação e sociabilidade. Espera-se demonstrar os processos de hibridização do bishoujo e as articulações com a memória e a cultura pop.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.