Memória, cultura pop e processos de hibridização: bishoujo e cosplay como narrativas midiáticas articuladas ao consumo

Autores/as

  • Wagner Alexandre Silva ESPM - SP
  • Mônica Rebecca Ferrari Nunes ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n02.p%25p

Palabras clave:

Consumo, Bishoujo, Cosplay

Resumen

O presente artigo está baseado na teoria semiótica da cultura de Tártu-Moscou e nos estudos sobre o consumo para analisar a produção sígnica das estátuas e dioramas bishoujo, sob a ótica do campo da Comunicação, do Consumo e da Memória no contexto atual, considerando a hibridização das culturas pop Ocidental e Oriental, com destaque para a cultura pop japonesa, que, por sua vez, propiciou o surgimento do estilo híbrido conhecido como bishoujo. O bishoujo tem contribuído para a recodificação da cena cosplay e dos aspectos da semiosfera criada pela emergência desta cena, compreendendo-a como prática cultural, de significação e sociabilidade. Espera-se demonstrar os processos de hibridização do bishoujo e as articulações com a memória e a cultura pop.

Biografía del autor/a

Wagner Alexandre Silva, ESPM - SP

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM - São Paulo/SP (2015); Especialista (Lato Sensu) em Gestão de Comunicação e Marketing Institucionais (UNISUL/2011), com Cursos de Extensão em Comunicação - (Re)Pensar a comunicação na América Latina: juventude e transformações da cultura comunicacional contemporânea (Cátedra UNESCO/2015 - Memorial da América Latina) e Agronegócio na América Latina (Cátedra UNESCO/2010 - Memorial da América Latina) e Bacharel em Relações Internacionais (UNICAPITAL/2006). Participou como pesquisador alinhado a temática ?Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis?, apoiada pelo CNPq (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 18/2012 ? Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas), sob a coordenação da Profª Drª Mônica Rebecca Ferrari Nunes e participa do desenvolvimento da pesquisa sobre Comunicação, Consumo e Memória: Da Cena Cosplay a outras Teatralidades Juvenis (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 22/2014 ? Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Membro-Convidado do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, MNEMON (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq/PPGCOM ESPM), liderado pela Profª Drª Mônica Rebecca Ferrari Nunes. Foi monitor pedagógico de pós-graduação da disciplina "Comportamento na Organizações" da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) e atualmente está vinculado à linha de pesquisa Comunicação, Consumo e Memória. 

Mônica Rebecca Ferrari Nunes, ESPM-SP

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, MNEMON (CNPq/ESPM). Autora de artigos, livros e capítulos de livros na área de comunicação, memória, cultura.

Publicado

2016-09-28