Quando “o cigano” vira notícia

Authors

  • Francielle Felipe Faria Miranda Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25p

Keywords:

ciganos, estereótipo, representação, análise de conteúdo, jornalismo.

Abstract

Esta investigação objetiva conhecer e problematizar a questão do enquadramento da etnia cigana em veículos noticiosos brasileiros na internet. Para tanto, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo a fim de agrupar as temáticas recorrentes na construção das notícias e à partir disso, realizou-se uma análise qualitativa destas notícias na perspectiva das representações sociais. O estudo reforça a tese que o nó figurativo da representação dos ciganos permanece estático e utiliza a estereotipização, naturalização da diferença e o preconceito como condutoras deste processo.


Author Biography

Francielle Felipe Faria Miranda, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Em Publicidade e Pr pela Universidade Federal de Goiás (2002) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Centro Universitário de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Produção de Comerciais Para Televisão, Planejamento de Campanh e Comunicação Comunitária. Pesquisa os seguintes temas: alteridade, ciganos, representação e imagem.

Published

2017-08-18

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA