Os valores-notícia no facebook: análise da cobertura do caso Renan Calheiros no G1 e na Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25pKeywords:
Valor-notícia, Facebook, Renan CalheirosAbstract
O presente artigo busca classificar, de acordo com os valores-notícia, as matérias publicadas na página do Facebook do G1 e da Folha de S. Paulo a respeito do caso Renan Calheiros, que repercutiu na mídia nacional por conta de uma sucessão de acontecimentos envolvendo a decisão de tonar o então presidente do Senado réu no STF. Buscou-se ainda identificar quais notícias tiveram mais engajamento nas fanpages destes veículos, na tentativa de fazer um paralelo entre a taxa de engajamento e o valor-notícia atribuído àquela notícia. Através de uma análise de conteúdo, seguindo os passos metodológicos propostos por Bardin (1977), pode-se evidenciar que, neste caso específico, notícias categorizadas como Impacto/Surpresa e Polêmica/Controvérsia costumam ser publicadas no Facebook, apresentando, também, maior engajamento com o público.
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