Os valores-notícia no facebook: análise da cobertura do caso Renan Calheiros no G1 e na Folha de S. Paulo

Authors

  • Yago Modesto Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Edna de Mello Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25p

Keywords:

Valor-notícia, Facebook, Renan Calheiros

Abstract

O presente artigo busca classificar, de acordo com os valores-notícia, as matérias publicadas na página do Facebook do G1 e da Folha de S. Paulo a respeito do caso Renan Calheiros, que repercutiu na mídia nacional por conta de uma sucessão de acontecimentos envolvendo a decisão de tonar o então presidente do Senado réu no STF. Buscou-se ainda identificar quais notícias tiveram mais engajamento nas fanpages destes veículos, na tentativa de fazer um paralelo entre a taxa de engajamento e o valor-notícia atribuído àquela notícia. Através de uma análise de conteúdo, seguindo os passos metodológicos propostos por Bardin (1977), pode-se evidenciar que, neste caso específico, notícias categorizadas como Impacto/Surpresa e Polêmica/Controvérsia costumam ser publicadas no Facebook, apresentando, também, maior engajamento com o público.  

Author Biographies

Yago Modesto Alves, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da UFT (PPGCom/UFT), e-mail: yagoma07@gmail.com

Edna de Mello Silva, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista e Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Professora do Curso de Jornalismo e do PPGCOM da UFT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq/UFT). e-mail: prof.ednamello@gmail.com

Published

2017-08-18