Os jornais locais no interior do RS: uma análise sobre a gênese do jornalismo impresso da cidade de Frederico Westphalen

Authors

  • Gonzalo Prudkin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, RS.
  • Andréa Franciele Weber Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, RS.

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v17n01.p%25p

Keywords:

Proximidade, Jornalismo local, Rio Grande do Sul

Abstract

Este estudo busca resgatar e analisar a origem do jornalismo impresso em Frederico Westphalen (RS) a partir do estabelecimento de duas etapas de pesquisa que se relacionam entre si. Primeiramente e de modo mais geral, realizam-se entrevistas em profundidade com os editores dos primeiros jornais impressos produzidos no município e a consulta a acervos locais para determinar as motivações editoriais que levaram ao surgimento do jornalismo impresso na cidade. Além disso, efetua-se, especificamente, uma análise de conteúdo do jornal O Regional, um dos jornais pioneiros da cidade e que se encontra já extinto. O trabalho procura interpretar as informações à luz da legislação e da história da imprensa nas décadas de 1960 e 1970. Os resultados tratam da relação dos jornais com a comunidade e com correntes político-partidárias, da ausência de jornalistas graduados na região e do impacto da inclusão das novidades tecnológicas da época no jornalismo local.

Author Biographies

Gonzalo Prudkin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, RS.

Gonzalo Prudkin é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2010) e Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen - RS, do Departamento de Ciências da Comunicação, desde 2011.  Atualmente se encontra realizando o Pós-Doutoramento na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. Pesquisador e integrante do Grupo de Pesquisa JORDI (Jornalismo Digital/CNPq) do PPGCOM/UFRGS.

Andréa Franciele Weber, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, RS.

Pesquisadora na área de Linguística, tem interesse especial nos temas que envolvem política de línguas e línguas em contato. Desenvolve esses temas na interface com a Comunicação e as Relações Internacionais, com ênfase à região platina. É Doutora e Mestre em Letras-Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação tanto em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa como em Comunicação Social - Jornalismo por essa mesma universidade. Desde 2008, é professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, no campus Frederico Westphalen.Pesquisadora na área de Linguística, tem interesse especial nos temas que envolvem política de línguas e línguas em contato. Desenvolve esses temas na interface com a Comunicação e as Relações Internacionais, com ênfase à região platina. É Doutora e Mestre em Letras-Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação tanto em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa como em Comunicação Social - Jornalismo por essa mesma universidade. Desde 2008, é professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, no campus Frederico Westphalen.

Published

2018-05-09