Memória: um dado criado? Uma leitura das histórias em quadrinhos do Superman

Authors

  • Edvaldo Correa Sotana Professor Associado - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Natalia Aparecida Tiezzi Martins dos Santos Mestranda da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p20-40

Keywords:

História, Memória, Superman

Abstract

Este artigo tem por objeto de estudo a relação entre memória e história, a partir de alguns excertos de bandas desenhadas entre 1958 a 1981 do personagem Superman. Assim objetiva tratar das características que constituem o personagem octagenário, concebendo as histórias em quadrinhos como fontes históricas. E, desta forma, explicitar o surgimento das historietas do personagem, bem como o contexto histórico que as engloba. Por fim, apresentar e analisar os excertos supracitados, estabelecendo relações pontuais entre o material pesquisado e o conceito de memória.

Author Biographies

Edvaldo Correa Sotana, Professor Associado - Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em História (FCL-UNESP/Assis), Professor Associado – Departamento de História (IGHD/UFMT). Professor do Programa de Pós-graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História.

Natalia Aparecida Tiezzi Martins dos Santos, Mestranda da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Professora da Rede Privada de Ensino em Campo Grande – MS. Aluna Regular do Programa de PósGraduação em Letras – Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande. Especialista em História da América (CPAQ/UFMS).

Published

2019-12-16

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA