A simulação do jornalismo em contexto de espalhamento de fake news

Authors

  • Eloisa Klein Universidade Federal do Pampa
  • Lídia Raquel Herculano Maia UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v19n02.p50-65

Abstract

Em um contexto midiatizado, a circulação adquire centralidade, o que demanda a análise de circuitos comunicacionais para a sistematização das operações de usuários e suas implicações na discussão de temáticas de interesse público, com impacto sobre a capacidade de o jornalismo atuar como campo perito na verificação dos fatos da atualidade. Com a crescente participação de conteúdos produzidos fora do âmbito jornalístico profissional, casos de simulação de conteúdo jornalístico se tornam recorrentes. Este texto analisa a circulação em mídias convencionais sobre casos em que ocorre a simulação do jornalismo – e como é feita a discussão sobre as problemáticas da presença de propaganda e falseamento. Para isso, tomamos o caso da circulação noticiosa sobre o cancelamento de contas e páginas de Facebook que simulavam conteúdo jornalístico. O cancelamento é feito sob alegação de desviar padrões da comunidade, mas as páginas tinham a característica em comum de disseminar fake news.

Author Biographies

Eloisa Klein, Universidade Federal do Pampa

Professora de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Lídia Raquel Herculano Maia, UFPB

Professora substituta de Relações Públicas da UFPB. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Published

2020-12-21

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA