Eleições 2018 à luz da Folha de S. Paulo: a intersecção religiosa e neoliberal no discurso jornalístico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v20n2.p47-60

Abstract

O estudo objetiva discutir como os tópicos religião e neoliberalismo se articulam no discurso jornalístico, durante as eleições presidenciais de 2018. Como corpus desta pesquisa, seleciona-se 69 notícias, que interseccionam menções religiosas e neoliberais, veiculadas no caderno especial “Eleições 2018” do jornal Folha de São Paulo. A partir de questões relacionadas às temáticas, religiosidades e candidatos em destaque, o estudo se desenvolve por meio de uma análise sistemática de conteúdo, incluindo a categorização e codificação das notícias. Logo, buscando perceber a confluência entre religião e neoliberalismo, durante a eleição corrente, conseguimos observar que o material jornalístico em estudo valorizou um discurso associado a moral e a segurança individual do sujeito, por vezes, apontando o cinismo e até mesmo as ditas fakenews.

Author Biographies

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais – GRUDES (PPGCom/UTP).

Marcela Barba Santos, Universidade Federal do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR); bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP-UFPR). 

Tarcis Prado Junior, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná); Pós doutorando em Sociologia (Universidade Federal do Paraná); Mestre e Especialista em Saúde Pública (Universidade de São Paulo).

Published

2021-12-17

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA