Estudos Culturais e Epistemologias Feministas: contribuições para pesquisas em Comunicação no Desenvolvimento Regional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v20n2.p6-18

Keywords:

Estudos Culturais, Epistemologias Feministas, Comunicação.

Abstract

O artigo apresenta contribuições a partir da associação entre a teoria dos Estudos Culturais e as Epistemologias Feministas para pesquisas sobre a Comunicação no Desenvolvimento Regional. É sabido que os Estudos Culturais têm tradição nos estudos feministas; e as Epistemologias Feministas, por sua vez, oferecem uma perspectiva de investigação que considera as mulheres, suas práticas e realidades para a construção do conhecimento. O artigo se vale de revisão teórica, abordando as duas teorias e identificando pontos de aderência entre ambas. Infere que a aproximação das duas amplia as possibilidades para o estudo dos fenômenos comunicacionais tornados objetos de pesquisa na área do Desenvolvimento Regional, espaço acadêmico que tem se aberto para estudos de gênero.

Author Biographies

Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1991). Pós-doutorado em Comunicación - Recepción y Cultura, da Universidad Católica del Uruguay (2019). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordena o grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais. Tem experiência profissional na área de jornalismo. Na universidade, atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e desenvolvimento, cultura e desenvolvimento, identidade cultural, análise do discurso, jornalismo, assessoria de imprensa, comunicação e política.

Fernanda Nunes da Silveira

Graduada em Comunicação Social, na habilitação de Jornalismo, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2020. Mestranda em Desenvolvimento Regional na Unisc desde 2021 (Bolsista CAPES Modalidade 2 - Mestrado). Tem experiência nas áreas de pesquisa de comunicação e jornalismo abordando temas como cultura, feminismo e gênero.

Published

2021-12-17

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA