A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo

Autores/as

  • Mellina Cheminand Fortes Lima Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n01.p%25p

Palabras clave:

Central da Copa, telejornalismo, infoetenimento

Resumen

Este artigo procura compreender a forma como o telejornalismo esportivo tem se modificado no Brasil, influenciando as coberturas de eventos importantes como a Copa do Mundo de futebol. O impacto dessas mudanças se reflete na utilização da interatividade, do entretenimento e da apresentação da notícia em quadros e programas inseridos em telejornais brasileiros. O estudo propõe-se a analisar, por meio das teorias jornalísticas e da análise de conteúdo, como dois conceitos aparentemente antagônicos (jornalismo e entretenimento) foram postos em perspectiva pelo programa televisivo Central da Copa, exibido durante o ano de 2010 pela Rede Globo de Televisão, por ocasião da Copa do Mundo da África do Sul.

Biografía del autor/a

Mellina Cheminand Fortes Lima, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo.

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas.

Publicado

2013-08-07