Além do Octógono: Análise da Imagem de Anderson Silva na Mídia Brasileira

Authors

  • Andreza Domingues Stefani Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - UFRGS, Especialista em Jornalismo Esportivo - UFRGS
  • Sabrina Franzoni Professora do Curso de Jornalismo da UNISINOS. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Mestre em Sociologia Política e Especialista em Estudos do Jornalismo pela UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n01.p%25p

Abstract

Este artigo analisa como a imagem do lutador de artes marciais Anderson Silva passou a ser retratada no Brasil em programação não esportiva depois da sua vitória no UFC 126. Para isso, realizou-se um estudo de caso da sua entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, exibida duas semanas depois do combate. Buscou-se, então, compreender a construção da imagem-conceito (BALDISSERA, 2008) e como ela se relaciona à identificação do torcedor com o atleta e à formação de uma marca esportiva forte. Sem deixar de ressaltar o talento de Anderson nos ringues, a matéria procurou relativizar a violência da sua atividade apresentando outros aspectos da sua personalidade. O “novo ídolo” do esporte nacional se tornou um produto simpático e valorizado, consolidando sua marca no mercado esportivo brasileiro e ajudando a popularizar o MMA no Brasil.

Published

2013-08-07